sexta-feira, 25 de maio de 2012

RELATO PESSOAL


O relato pessoal

O relato pessoal
O relato também constitui um gênero textual
Sempre compartilhamos com nossos amigos, familiares e colegas de classe, as experiências do cotidiano. Geralmente, quando algo de novo nos acontece, mal esperamos o momento certo de relatar tudo o que ocorreu, não é verdade? Trata-se de algo tão rotineiro e natural, que nem nos damos conta de seus muitos aspectos. 

Pois bem, obviamente que estamos nos referindo à fala. Já quando se trata da escrita,estudos anteriores nos permitiram conhecer os diferentes gêneros textuais, ou seja, aqueles que se referem às várias situações de comunicação que revelam de maneira específica o que pretendemos dizer, ou seja, um e-mail, uma reportagem, uma fábula, entre muitas outras. Você se lembra que cada um destes possui características próprias, não é verdade? 

Desta forma, conheceremos agora mais um gênero – o relato pessoal. Ele possui os mesmos elementos do texto narrativo, pois contém personagens, o fato acontece em um determinado lugar, num determinado momento e, sem dúvida, é narrado por alguém. Assim sendo, qualquer pessoa pode revelar fatos de sua vida, permitindo assim que todos possam conhecê-los. 

Mas resta-nos ainda conhecer outros aspectos, como por exemplo, o uso dos tempos verbais, uma vez que eles geralmente são expressos no tempo passado, por se tratar de algo que já aconteceu. E quanto à linguagem? Ela costuma ser adequada aos diferentes tipos de leitores que existem, ou seja, para o leitor jovem, para aquele que possui um conhecimento maior, entre outros. 

Há alguns relatos que depois se transformam em documentos históricos, os quais podem ser publicados por jornais, revistas, livros, sites, etc., funcionando, portanto, como fontes de pesquisa, de modo a servir de aprendizado para muitas pessoas.

RELATO PESSOAL 

Características
  • Narra fatos reais vividos por uma pessoa e suas consequências;
  • Apresenta elementos básicos da narrativa como:
  • - sequência de fatos,
    - pessoas,
    - tempo,
    -espaço;
  • O narrador é protagonista;
  • Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa;
  • Os verbos oscilam entre o pretérito perfeito e o presente do indicativo;
  • Emprega-se o padrão culto da língua
  • EXEMPLO DE UM RELATO PESSOAL :
    • MINHA PRIMEIRA PROFESSORA
      A primeira presença em meu aprendizado escolar que me causou impacto, e causa até hoje, foi uma jovem professorinha. É claro que eu uso esse termo, professorinha, com muito afeto. Chamava-se Eunice Vasconcelos (1909-1977), e foi com ela que eu aprendi a fazer o que ela chamava de "sentenças".
      Eu já sabia ler e escrever quando cheguei à escolinha particular de Eunice, aos 6 anos. Era, portanto, a década de 20. Eu havia sido alfabetizado em casa, por minha mãe e meu pai, durante uma infância marcada por dificuldades financeiras, mas também por muita harmonia familiar. Minha alfabetização não me foi nada enfadonha, porque partiu de palavras e frases ligadas à minha experiência, escritas com gravetos no chão de terra do quintal.
      Não houve ruptura alguma entre o novo mundo que era a escolinha de Eunice e o mundo das minhas primeiras experiências - o de minha velha casa do Recife, onde nasci, com suas salas, seu terraço, seu quintal cheio de árvores frondosas. A minha alegria de viver, que me marca até hoje, se transferia de casa para a escola, ainda que cada uma tivesse suas características especiais. Isso porque a escola de Eunice não me amedrontava, não tolhia minha curiosidade.
      Quando Eunice me ensinou era uma meninota, uma jovenzinha de seus 16, 17 anos. Sem que eu ainda percebesse, ela me fez o primeiro chamamento com relação a uma indiscutível amorosidade que eu tenho hoje, e desde há muito tempo, pelos problemas da linguagem e particularmente os da linguagem brasileira, a chamada língua portuguesa no Brasil. Ela com certeza não me disse, mas é como se tivesse dito a mim, ainda criança pequena: "Paulo, repara bem como é bonita a maneira que a gente tem de falar!..." É como se ela me tivesse chamado.
      Eu me entregava com prazer à tarefa de "formar sentenças". Era assim que ela costumava dizer. Eunice me pedia que colocasse numa folha de papel tantas palavras quantas eu conhecesse. Eu ia dando forma às sentenças com essas palavras que eu escolhia e escrevia. Então, Eunice debatia comigo o sentido, a significação de cada uma.
      Fui criando naturalmente uma intimidade e um gosto com as ocorrências da língua - os verbos, seus modos, seus tempos... A professorinha só intervinha quando eu me via em dificuldade, mas nunca teve a preocupação de me fazer decorar regras gramaticais.
      Mais tarde ficamos amigos. Mantive um contato próximo com ela, sua família, sua irmã Débora, até o golpe de 1964. Eu fui para o exílio e, de lá, me correspondia com Eunice. Tenho impressão de que durante dois anos ou três mandei cartas para ela. Eunice ficava muito contente.
      Não se casou. Talvez isso tenha alguma relação com a abnegação, a amorosidade que a gente tem pela docência. E talvez ela tenha agido um pouco como eu: ao fazer a docência o meio da minha vida, eu termino transformando a docência no fim da minha vida.
      Eunice foi professora do Estado, se aposentou, levou uma vida bem normal. Depois morreu, em 1977, eu ainda no exílio. Hoje, a presença dela são saudades, são lembranças vivas. Me faz até lembrar daquela música antiga, do Ataulfo Alves: "Ai, que saudade da professorinha, que me ensinou o bê-á-bá' (Paulo Freire, publicado pela Revista Nova Escola em dezembro de 1994).

15 comentários:

  1. eu já conhecia esse nao ajudou muito mas vai ajudar outros

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, irei fazer vestibular daqui a 8 dias, obrigado mesmo, Deus lhe abenções !

    ResponderExcluir
  3. TA DE PARABÊNS QUEM FEZ ESTE RELATOR

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou muito no trabalho Parabens.

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse artigo foi muito útil, muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Valeu de Verdade ajudou bastante a enriquecer minhas aulas esse gêneros como conto novela relato debate entre outros são complicados de elaborar uma aula ou até mesmo prova que é o meu caso porque são muito específicos e seu conteúdo não é muito vasto nem aprofunda obg de verdade PARABÉNS

    ResponderExcluir
  7. Valeu de Verdade ajudou bastante a enriquecer minhas aulas esse gêneros como conto novela relato debate entre outros são complicados de elaborar uma aula ou até mesmo prova que é o meu caso porque são muito específicos e seu conteúdo não é muito vasto nem aprofunda obg de verdade PARABÉNS

    ResponderExcluir
  8. deus o abençoe
    me ajudou muito!obg...

    ResponderExcluir
  9. Valeu ajudou muito obrigada
    ProfªMaria

    ResponderExcluir